Drones e informatização do agro atraem produtores no Dia de Campo C.Vale

As atividades que envolvem ferramentas ou processos com alto nível de informatização despertaram bastante atenção dos visitantes que passaram pelo Campo Experimental da C.Vale na primeira das três etapas do Dia de Campo de Verão que ocorre de 14 a 16 de janeiro em Palotina (PR).

A utilização de drones, a agricultura de precisão e a análise do “DNA” do solo atraíram grande número de produtores ao stand da cooperativa. Profissionais da C.Vale explicaram como os avanços tecnológicos podem fornecer dados para basear a tomada de decisões de manejo de diferentes culturas. Luiz Benetton veio de São João do Ivaí, norte do estado, e gostou das demonstrações com drones. Ele disse, também, que começou a usar a agricultura de precisão e notou diferenças após a correção da fertilidade dos solos com o uso dessa tecnologia.

“A soja e o milho crescem de maneira uniforme, não tem mais altos e baixos”, explica. Do mesmo município, Geraldo de Souza, ficou impressionado com o enraizamento da soja em uma trincheira aberta para essa finalidade. “Na seca, a soja ‘tá’ buscando umidade a mais de um metro de profundidade. Quero fazer a mesma coisa no meu sítio”, observou. Visitante de anos anteriores, ele revelou já ter adotado tecnologias conhecidas no Dia de Campo Verão. “Já usei na pastagem para o gado de leite”, assegurou.

A C.Vale também está mostrando tecnologias de informatização da avicultura. Três fornecedores apresentaram equipamentos que fornecem dados sobre temperaturas, consumo de ração e água transmitindo-os remotamente para que os produtores e funcionários façam a gestão da atividade.  “É tecnologia para permitir que as aves apresentem o seu melhor potencial genético, oferecendo maior bem-estar e rentabilidade ao produtor”, explicou o consultor de negócios da C.Vale Bruno Conter.