Bate-chapa: Presidência da Câmara de Vereadores de Maripá será disputada entre Jacaré e Jânio

A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Maripá para o biênio 2025/2026 promete ser acirrada. Isso, porque, haverá um bate-chapa entre um nome da situação e outro da oposição. Será o embate entre o mais votado e o menos votado na eleição de 06 de outubro de 2024.

Jânio Quirino Alves (Republicanos), o mais votado, com 468 votos, oficializou por meio de suas redes sociais neste sábado (21), que está encabeçando a Chapa 2, tendo como vice-presidente, Marcelo Reinke Blodorn (PP), Esti Engelmann (PP), primeira-secretária, e Cristiano Eraldo Cassol (Republicanos), segundo-secretário.

Segundo informações de bastidores, Jacaré Ivanildo (PL), será o candidato da oposição pela Chapa 1. Ele foi o menos votado entre os nove eleitos, com 143 votos. Inclusive, o mesmo número de votos do atual presidente da Casa de Leis, Diego Eduardo. Porém, Jacaré ficou com a vaga, por ser o mais velho.

Na chapa de Jacaré, o vice-presidente escolhido foi o Fritzen (PSD), sendo o primeiro-secretário, Joni Zils (PL), e Rodrigo Tiziu (PSD), segundo-secretário.

5 A 4
Se todos os vereadores da base do prefeito reeleito Rodrigo Schanoski (PL) forem fiéis, Jacaré será eleito o novo presidente. Até porque, o grupo de situação será composto por cinco vereadores e o de oposição por quatro. E mais um ponto que favorece o candidato da situação, é que a votação é aberta, ou seja, se alguém trair, logo saberá quem foi.

Por outro lado, Jânio conta com o possível descontentamento de algum vereador do grupo de situação, haja vista, que Jacaré foi o menos votado. Na maioria dos municípios, a escolha da presidência se baseia na experiência, o que Jacaré tem, por já possuir um mandato de vereador, porém, não atende ao critério de ser o mais votado nas eleições. Porém, isso não é uma regra que precisa ser seguida.