Inmet emite alerta de perigo de tempestade para 204 municípios do Paraná nesta sexta (13)

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestade para 204 municípios do Paraná nesta sexta-feira (13). O aviso de perigo vale até o fim do dia.

As regiões que devem ser atingidas pela chuva, segundo o órgão são oeste, noroeste, central, sul, sudoeste e parte do norte central e metropolitana de Curitiba.

A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Há risco também de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entenda o que significam as cores do Inmet
Segundo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), nas demais regiões, nesta sexta, ainda faz calor, com destaque para norte e noroeste, onde as temperaturas podem ultrapassar os 35ºC.

‘Chuva preta’
A fumaça das queimadas que cobre o céu do Paraná gera também um alerta para a possibilidade de “chuva preta” algumas regiões do estado, segundo meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com o Simepar, o fenômeno da “chuva preta” acontece quando as partículas de fumaça e poluentes são levadas para a atmosfera e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura.

‘Chuva preta’: entenda o que é e como ela se forma
Cidades do oeste e sudoeste do Paraná registram ‘chuva preta’ entre a noite de quinta-feira (12) e a madrugada desta sexta-feira.

Registros foram feitos em cidades como Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná e Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, ambas na região oeste do estado.

Previsão de chuva no fim de semana
Conforme o Simepar, no sábado (14), a chuva se espalha para todas as regiões do Paraná e o risco para ocorrência de tempestade ainda permanece.

As temperaturas caem na maioria das regiões, mas no norte ainda faz calor.

No domingo (15), também tem previsão de chuva e temperaturas amenas em todo o estado, segundo o Simepar.

Editorias