Voepass e Latam são condenadas a pagar pensão para viúvo de comissária

As companhias aéreas Voepass e a Latam foram condenadas, pela Justiça do Trabalho, a pagar pensão ao viúvo da comissária de bordo Débora Soper Ávila, que estava no voo 2283, que caiu em agosto na cidade de Vinhedo (SP).

Em caráter liminar, a Justiça determinou o depósito de R$ 4.089,97 mensalmente. O valor é equivalente a 2/3 da última remuneração da funcionária da companhia aérea, a partir de janeiro de 2025. O prazo para fim do pagamento não foi especificado e emcaso de descumprimento, as empresas serão multadas.

A Latam responde o processo porque o voo era operado em codeshare, que um acordo entre duas ou mais companhias aéreas, que permite que um voo operado por uma delas seja vendido por outra.

Débora Soper Ávila

Debora Soper Avila, de 28 anos, é natural de Porto Alegre e trabalhava na VoePass desde março de 2023. Debora é formada em gestão de recurso humanos e se declarava “apaixonada por aviação”.

A Queda do Avião

A aeronave turboélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas no dia 9 de Agosto.

O voo 2283 saiu de Cascavel, no Paraná, e seguia para o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

O avião transportava 57 passageiros e quatro tripulantes.